Avaliação diagnóstica Português - Sondagem da escrita do alunos
É fundamental que no início das aulas seja realizada uma avaliação diagnóstica ou sondagem, para partirmos do que nossos alunos já sabem.
Para iniciar o trabalho, logo nas primeiras semanas de aula, os professores devem realizar “a sondagem” nas CLASSES
de alfabetização.
Organizar uma LISTA
de palavras com o mesmo tema. A lista deve ser iniciada com as palavras polissílabas, depois as trissílabas, dissílabas e monossílabas, por último uma frase referente a lista utilizada.
Como realizar a sondagem:
1- Deve ser realizada individualmente.
2- O aluno escreve com letra bastão.
3- Com a lista de 04 palavras, iniciar sempre na polissílaba para a monossílaba.
5- As palavras devem ser escritas uma embaixo da outra.
6- Após o ditado das quatro palavras, deve-se ditar a frase .
7- Evitar palavras com LETRAS
contíguas (Ex: CASA – AA)
8- Não soletrar, não silabar.
9- Ditar cada palavra, pedindo a leitura imediata a cada uma delas, o aluno vai indicando com o dedo a leitura (anotar marcas de leitura).
10- O sulfite é o recurso MAIS
indicado para realização desta atividade.
11- O aluno escreve do jeito que sabe, sem interferência do PROFESSOR
.
Ao término da sondagem, o professor registra no ditado, a forma como o aluno leu (global e/ou silabicamente), a fase de escrita em que se encontra e outras informações importantes.
Veja os exemplos sondagem de escrita de duas crianças:

Para iniciar o trabalho, logo nas primeiras semanas de aula, os professores devem realizar “a sondagem” nas CLASSES
Organizar uma LISTA
Como realizar a sondagem:
1- Deve ser realizada individualmente.
2- O aluno escreve com letra bastão.
3- Com a lista de 04 palavras, iniciar sempre na polissílaba para a monossílaba.
5- As palavras devem ser escritas uma embaixo da outra.
6- Após o ditado das quatro palavras, deve-se ditar a frase .
7- Evitar palavras com LETRAS
8- Não soletrar, não silabar.
9- Ditar cada palavra, pedindo a leitura imediata a cada uma delas, o aluno vai indicando com o dedo a leitura (anotar marcas de leitura).
10- O sulfite é o recurso MAIS
11- O aluno escreve do jeito que sabe, sem interferência do PROFESSOR
Ao término da sondagem, o professor registra no ditado, a forma como o aluno leu (global e/ou silabicamente), a fase de escrita em que se encontra e outras informações importantes.
Veja os exemplos sondagem de escrita de duas crianças:

Muito bom! Esta avaliação é muito importante para ser feita no início das aulas para sabermos em que estágio encontram-se os alunos.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir